Kuala Lumpur I Malásia
Kuala Lumpur em três telhados.

usa buy abortion pill

purchase abortion pill online online medical abortion

abortion pill online

abortion pill online

can zoloft and weed kill you

zoloft weed interaction open

prednisolon kol

prednisolon
Entra-nos a Maria e o Stefan quarto adentro. Abraços com mês e meio de saudades e conversas suspensas que guardamos para mais logo. Quando se junta uma colombiana, um alemão e duas portuguesas em Kuala Lumpur é natural que à meia-noite ainda não se tenha escolhido um sítio para jantar. Depois de passarmos pelo colombiano de fusão japonesa, pelas tapas espanholas, pela pizzaria, termos ouvido quatro vezes na mesma rua o Gangnam Style, parámos no último restaurante-bar-discoteca. No final estávamos roucos. Um jarro de shaken margarita e um canto de balcão com cadeiras altas foi o que bastou para às cinco da manhã acharmos que ainda eram duas.

Com o Stefan e com a Maria KL foi um pequeno luxo. Pequenos-almoços Illy e Lavazza, sessões de tortura em shoppings a vê-los comprar MUJI, Zara, Uniqlos, passeios por bairros de lojas vintage, cafés pintarolas, cosmética coreana e mercearias gourmet, jantares melhorados, margaritas e sempre o canto do balcão do Havana para o final das noites.

Mas o que nos voltou a juntar, mês e meio depois em KL, não foram os pequenos luxos. O encontro foi marcado para o festival hindu Thaipusam. Depois de dançarmos até às quatro da manhã, metemo-nos num táxi para as Bathu Caves. Foi como mudássemos de realidade – milhares de devotos ao deus Murugan subiam numa procissão de vasos de leite à cabeça e pés descalços, piercings de pequenos vasos, frutas, cigarros agarrados às costas, uns rebolavam, outros carregavam andores, furavam a língua, furavam a cara de um lado ao outro. Cada um carrega a sua promessa, manifesta a sua fé, sublima a sua devoção. São cinco da manhã e soam tambores, cantam-se responsos, rapam-se cabeças e cobrem-se de pó amarelo. Há rituais e transes por todo o lado, reviram-se os olhos, grita-se, estremunha o corpo, exorcizam-se os males. Cheira a leite, a incenso e a suor. A subida até ao altar é íngreme e apertada pela massa de hindus fervorosos. Há momentos em que o impacto da realidade é tão forte que é como se entrássemos noutra dimensão, noutro tempo, noutra extensão de nós próprias – fazemos parte, submergimos naquele rumoroso silêncio e afundamo-nos na multidão.

Há amizades que se plantam num lugar e crescem noutro. Depois da descoincidência no festival, às seis da tarde de Domingo estávamos a beber cerveja e petiscar dumplings e wantons debaixo de um guarda-sol à chuva. Depois de uma noite à conversa em Georgetown, o Luca veio ter connosco a KL. Attraversare a cidade com o Luca é parar em todos os mercados, comer comida de rua, experimentar óculos de sol, marcar pontos de encontro e desencontrarmo-nos, é não subir às Petronas, é entrar em todos os centros comerciais só por causa do ar condicionado, é falar de Moretti, do Terzanni e dos Arcade Fire. é em China Town dizer adeus ao táxi que leva o Luca de volta a Pisa. é ficar triste.

Lá de casa vêem-se as Petronas, os grandes arranha céus, as montanhas e a larga via que atravessa a cidade. Estamos na casa do Filipe, sentados à volta de uma mesa a comer pizza. Somos nós e mais sete portugueses. A Clara e a Catarina contam-nos Hong Kong, Hong Kong puxa Macau, às tantas estávamos no Laos, no Vietnam, nas ilhas da Tailândia. Quem vive em KL farta-se de viajar, está sempre a fazer planos, a encontrar fins-de-semana e feriados para dar o saltinho. Gostámos tanto do Filipe e da casa do Filipe que no dia seguinte não saímos de lá, acordámos tarde, escrevemos, fomos ao supermercado do condominium, comemos hambúrgueres no bar do condominum e só ao final do dia é que saímos. Vestimos os vestidos mais amanhadinhos e fomos ao bar de um quinquagésimo sétimo andar, para ver as vistas. As Petronas. Dois soberbos minaretes de 88 andares e 452 metros que nos lembram templos hindus mas a quem as arquitectou inspiram o Islão. Que importa. São assombrosas, magnéticas, colossais. Nunca as perdemos de vista. E Kuala Lumpur foi passado assim, de cabeça no ar e passeios a muitos pés.